Morre fundador da Apple Steve Jobs
O criador da Apple, Steve Jobs, morreu quarta-feira aos 56 anos, vítima de um cancro no pâncreas. O anúncio da sua morte ocorreu apenas um dia da apresentação do iPhone 4S, um produto criado pelo empresário.
"A Apple perdeu um visionário e um génio criativo e o mundo perdeu um extraordinário ser humano", pode ler-se no site da Apple.
Steve Jobs foi co-fundador, em 1976, daquela que viria a ser o maior líder de tecnologia de consumo. Após um período financeiro conturbado, em que esteve à beira da falência, a Apple acabou por se tornar na marca de referência de tecnologia e comunicação. Para esse desígnio muito contribuíram as invenções daquele a que muitos chamam de génio, como o Macintosh, iPhone, iPod ou iPad.
VEJA O VÍDEO COM AS TRÊS LIÇÕES DE STEVE JOBS
Após 14 anos à frente da empresa, Steve Jobs anunciou a sua retirada a 24 de Agosto deste ano. "Sempre afirmei que se chegasse o dia em que não conseguisse cumprir as minhas obrigações e as expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informá-los disso. Infelizmente, este dia chegou", escreveu na altura o inventor, em comunicado.
IPHONE 4S: A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO SEM STEVE JOBS
Nascido a 24 de Fevereiro de 1955, filho de um imigrante sírio e de uma norte-americana, Steve Jobs acabou por ser adoptado pelo casal Justin e Clara Jobs, com quem cresceu na Califórnia.
Era casado com Laurene Powell desde 1991, com quem teve três filhos: Reed Paul, Erin Sienna e Eve. De um relacionamento anterior com a pintora Chrisann Brennan foi ainda pai de Lisa Brennan-Jobs.
RECORDE EM IMAGENS O PERCURSO DE STEVE JOBS
Em 2003, ficou a saber que sofria de um tipo de cancro raro no pâncreas. Um ano depois foi operado com sucesso, mas os problemas de saúde continuaram.
Em 2009 foi sujeito a um transplante de fígado. Aos 56 anos, não resistiu e deixa o mundo da tecnologia mais pobre.